Programa Construindo Profissionais forma jovens familiares de funcionários

Instituto Cyrela

A responsabilidade social corporativa é um dos princípios básicos que fundamentam a governança corporativa e, também, um dos pilares do desenvolvimento sustentável. Baseada nesse princípio, a Cyrela decidiu concentrar seus investimentos sociais externos em uma organização sem fins lucrativos exclusivamente voltada à gestão desses recursos. Assim, nasceu o Instituto Cyrela (IC), no final de 2010.

O instituto entrou em atividade em março de 2011. Os fundamentos da associação formam um tripé – transparência, responsabilidade social e governança corporativa –, com os mesmos valores presentes na gestão da Companhia. O instituto tem como objetivo primário melhorar a vida dos operários da construção civil e seus familiares, por meio de educação profissionalizante gratuita. O IC também é responsável por monitorar e avaliar os investimentos sociais e fará a análise de futuras parcerias, com o desafio de encontrar projetos alinhados à estratégia empresarial da Companhia, com base no conceito do valor compartilhado.

Além de coordenar os programas já existentes – Construindo Pessoas e Construindo Profissionais –, o instituto desenvolverá ações para dois novos projetos: o Construindo Famílias, que visa aumentar a renda familiar média dos colaboradores, oferecendo cursos profissionalizantes aos familiares dos operários; e o Programa de Voluntariado, que desenvolverá programas com a colaboração de voluntários internos.

Os recursos para o Instituto virão da Cyrela, com a destinação de 1% do lucro líquido. A gestão da entidade é realizada por um Conselho de administração, um conselho consultivo e uma diretoria, contando ainda com a participação de alguns membros da Administração do Grupo.